domingo, 24 de julho de 2016

Viagem a Bali: Saiba o que pode e não pode fazer para respeitar a cultura balinesa!




Como "ocidental", mas sobretudo como Homem e como viajante, acredito que parte da riqueza que possuímos advém da capacidade de respeito ao próximo. Assim, se estiver para visitar Bali, venha com uma mente aberta, pronta a visitar e respeitar as pessoas locais.

Siga estas dicas para manter bons relacionamentos onde quer que vá na ilha.

Afectos: Os balineses são mais conservador do que a maioria dos ocidentais; eles desaprovam demonstrações públicas de afecto. Assim, e embora Bali seja muito liberal, quando estiver perto de templos balineses mantenha as coisas melosas para si ;) .

O mesmo acontece com a roupa: vista roupa modesta, especialmente quando visitar templos.


Não use sua mão esquerda para tocar ou dar. A mão esquerda é considerada impura, sendo sobretudo utilizada para fins de higiene. Em Bali, tradicionalmente, não se usa papel higiénico. A lavagem das partes íntimas é feita sempre com a mão esquerda, daí a razão. Por essa razão, a mão esquerda nunca deve ser usada para tocar outras pessoas ou para entregar algo a alguém. Deve usar sempre ambas as mãos – isso é considerado um cumprimento sincero.


Não utilize o seu dedo indicador para apontar ou acenar. Se precisa chamar a atenção/ acenar deve estender a mão  com a palma virada para baixo, fazendo uma onda para baixo.




Não toque a cabeça das pessoas. Segundo os hindus, e a maioria dos balineses, a alma reside na cabeça e por isso algo que não deve ser tocado. Esta regra aplica-se também às crianças. Algo muito carinhoso para nós (europeus) é visto como algo menos próprio por aqui.



Não entrar em qualquer templo menstruada. Entendemos que é um pouco revoltante mas é contra as regras dos templos. Qualquer mulher com o período, ou qualquer pessoa com um sangramento/ ferida são considerados impuros e não deve ser permitida a sua entrada  em qualquer templo de Bali.
Não pise as oferendas (canang sari) na rua. É difícil não pisar porque são centenas, mas tente não o fazer. Pisar uma oferenda pode ser profundamente ofensivo para um balinês.  

Não interrompa quaisquer procissões religiosas. As procissões religiosas em Bali ocorrem com bastante regularidade, particularmente durante os dias sagrados como Nyepi.  Não buzinar ou causar barulho; tire as fotos que quiser, isso não tem qualquer problema.



Num  templo em Bali existem algumas regras que deve seguir para manter um comportamento adequado. Por exemplo, o nível da sua cabeça nunca deve ser maior do que a do “padre”, por exemplo. Evitar o uso de fotografias com flash no templo. Evite também passar em frente às pessoas que estão a rezar e sobretudo não pise nos templos, sob qualquer razão. 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Frutas de Bali - TOP 5



Para muitos viajantes, uma das principais vantagens de correr o mundo é experimentar comida exótica, com aspecto e cheiro estranho. Se é uma dessas pessoas, não pode perder o nosso top 5 de frutas em Bali. Venha daí e delicie-se. Nós amamos as frutas exóticas de Bali, seja em sobremesa, em lanches ou em cestos repletos de fruta que fazem qualquer pequeno-almoço parecer um banquete. 

1. Dragon Fruit ou Fruta Dragão



É uma fruta muito suculenta que deve o seu nome ao aspecto da sua casca que realmente faz lembrar um dragão. Existem 2 tipos disponíveis no mercado: a fruta dragão vermelha e fruta dragão branca. Tem um sabor doce, não muito forte e é ideal para fazer sumos ou uma colorida sobremesa. Para a abrir precisa de uma faca e para retirar o conteúdo um recipiente e uma pequena colher de chá. 


2. Durian



É muito simples, ou ama ou odeia. É uma fruta com um cheiro impossível de aguentar. Por aqui diz-se que cheira como o inferno mas sabe como o céu. Para se perceber o que estamos a falar, o Durian tem um aroma tão  poderoso que o fruto é proibido em hotéis, aviões e outros locais públicos. Esta fruta espinhosa é facilmente encontrada em várias regiões do Sudeste Asiático e tem um  sabor muito forte. Muitos iniciantes descrevem a experiência como uma mistura do sabor da banana e o sabor do alho. Outros como algo parecido com o queijo azul. O fruto é tão rico que em Bali há quem coma cru, cozido ou mesmo grelhado.   Existem 20 variedades de durian na Indonésia, apenas 9 delas são comestíveis. Em Java, algumas pessoas usam o durian como repelente de mosquitos, usando o seu cheiro forte.  Sendo novato,  e caso queira provar, tente primeiro um gelado ou um bolo de durian, vai gostar.

3. Rambutan



O Rambutan não é tão desconhecido para a maioria dos leitores. Qualquer frequentador de restaurante chinês sabe do que estamos a falar. Porém, há sempre pormenores que não sabemos. Por exemplo, sabia que o Rambutan foi introduzido na Indonésia em 1912, e que a palavra "Rambut", significa pelos ou cabelos? Daí a sua aparência, certo?! O rambutan é semelhante à lichia, como uma cor branca translúcida e uma forma oval. É uma fruta doce e de fácil consumo. A maneira mais fácil de perceber se o Rambutan está maduro é quando ele começa a descascar. É super fácil de comer. Curiosidade: há árvores rambutan masculinas e femininas, as árvores rambutan masculinas não produzem frutos.

4. Mangosteen (Manggis) ou Mangustão 



É chamada a Raínha da Frutas. Altamente recomendado! Pode ser encontrado quase todo o ano, excepto nos meses de “Verão” – Junho, Julho e Agosto.  É muito fácil de abrir, tem uma cor roxa e o seu interior é branco. Tem sementes largas e por isso facilmente identificáveis.
Tenha cuidado ao abrir, o roxo da sua pela dificilmente sai da roupa. A casca tem um alto nível de antioxidantes e muitos benefícios para a sua saúde, muitas vezes usado como um remédio para a pele e problemas digestivos. Doce, suave e super guloso, este é daqueles que não pode perder. 

5. Snake Fruit (Salak)



O Salak é um fruto com uma pele escamosa, muito semelhante à pele de cobra! Há diferentes qualidades se compararmos o Salak de Bali e o Salak de Yogyakarta. O de Bali é claramente mais saboroso e menos seco. Para retirar o fruto da casca, basta simplesmente apertar a ponta e você vai rasgar a pele com facilidade. O sabor não é doce mas também não é azedo, é um sabor neutro, que o faz comer com gula.  Curiosidade: Um tipo de salak foi recentemente transformado em vinho por uma companhia do Este de Bali. 


Há mais, muito mais! Estas são o nosso top 5 mas estamos certos que poderíamos fazer um artigo com mais de 20 frutas completamente novas.  É fantástica a diversidade desta ilha. Caso esteja a planear visitar-nos, não perca a oportunidade de provar estas frutas maravilhosas e vai acabar, certamente, por estar mais perto da cultura e da gastronomia balinesa e Indonésia. 

sábado, 2 de julho de 2016

Bali Elephant Camp - A experiência de uma vida


 
Queremos começar este artigo afirmando que somos contra o uso e maus tratos de qualquer tipo de animal. Informamos que todos os elefantes que constam neste parque são animais recuperados de situações de perigo de vida, reabilitados e bem cuidados e alimentados pelo que nos foi possível constatar.

Os elefantes do Bali Elephant Camp são originários de Sumatra, trazidos para Bali num programa do governo para estabelecer uma população numa área remota e protegida, de forma a educar as pessoas sobre a situação actual desta fantástica espécie. 


Ao realizar esta actividade, estará na verdade a ajudar as pessoas em Bali, e a potenciar a protecção dos seus elefantes  selvagens no seu habitat natural, em Sumatra.





Bali Elephant Camp



À chegada ao Bali Elephant Camp, será recebido com uma bebida refrescante no meio de um ambiente deslumbrante. É impossível resistir ao sorriso idiota aquando da passagem do primeiro elefante. Esta será, sem dúvida, uma das melhores experiências da sua vida. Pela sua envergadura, pela sua simbologia, pela forma inteligente como os caracterizamos, os elefantes serão sempre um misto de admiração e receio para quem os visita (de tão perto).




O passeio de elefante tem a duração de 30 minutos num trajecto predefinido e termina numa piscina preparada para o efeito, onde pode ser tirada a foto da praxe para mais tarde recordar. Ao longo do trajecto, são várias as paragens para o animal se alimentar, beber água ou descansar por breves momentos nas sombras refrescantes.



No fim, pode ainda estar em contacto com ursos bebés, experimentar os diversos sabores do cacau local, ou visitar o local onde se encontram os elefantes fêmeas em período de gestação, e por isso, afastadas do grupo e sem participar nas actividades. Existe igualmente uma pequena loja e um restaurante panorâmico onde pode ficar para almoçar.


Sabia que...


  • Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade. Eles podem pesar 6 toneladas e medir até 4 metros de altura. 



  • Os elefantes são animais herbívoros que se alimentam de ervas, frutas e folhas de árvores. Um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. No entanto, um dos nossos guias, falou-nos em 200kg de fruta por dia, entre mangas, bananas, papaias etc. Já diz o ditado “quem não é para comer, não é para trabalhar”.



O elefante e o hinduismo

O leitor provavelmente já viu várias associações de elefantes ao hinduísmo. A figura de Ganesha talvez seja a mais famosa. 

Ganesha é o deus da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa  hinduísmo e védica. Descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato. 

Cada uma dessas características possuem uma simbologia:


De acordo com o hinduísmo, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, para muitos considerado um dos deuses mais importantes da cultura hindu. O “Destruidor dos Obstáculos” (Vinayaka), ou Ganesha,  é ainda  considerado o símbolo máximo da consciência lógica, da sabedoria e da fortuna.




Venha estar próximo destes fantásticos animais. Vai adorar este dia. 

Aguardamos a sua vista. Fale connosco.