domingo, 24 de julho de 2016

Viagem a Bali: Saiba o que pode e não pode fazer para respeitar a cultura balinesa!








Como "ocidental", mas sobretudo como Homem e como viajante, acredito que parte da riqueza que possuímos advém da capacidade de respeito ao próximo. Assim, se estiver para visitar Bali, venha com uma mente aberta, pronta a visitar e respeitar as pessoas locais.

Siga estas dicas para manter bons relacionamentos onde quer que vá na ilha.

Afectos: Os balineses são mais conservador do que a maioria dos ocidentais; eles desaprovam demonstrações públicas de afecto. Assim, e embora Bali seja muito liberal, quando estiver perto de templos balineses mantenha as coisas melosas para si ;) .

O mesmo acontece com a roupa: vista roupa modesta, especialmente quando visitar templos.


Não use sua mão esquerda para tocar ou dar. A mão esquerda é considerada impura, sendo sobretudo utilizada para fins de higiene. Em Bali, tradicionalmente, não se usa papel higiénico. A lavagem das partes íntimas é feita sempre com a mão esquerda, daí a razão. Por essa razão, a mão esquerda nunca deve ser usada para tocar outras pessoas ou para entregar algo a alguém. Deve usar sempre ambas as mãos – isso é considerado um cumprimento sincero.


Não utilize o seu dedo indicador para apontar ou acenar. Se precisa chamar a atenção/ acenar deve estender a mão  com a palma virada para baixo, fazendo uma onda para baixo.




Não toque a cabeça das pessoas. Segundo os hindus, e a maioria dos balineses, a alma reside na cabeça e por isso algo que não deve ser tocado. Esta regra aplica-se também às crianças. Algo muito carinhoso para nós (europeus) é visto como algo menos próprio por aqui.



Não entrar em qualquer templo menstruada. Entendemos que é um pouco revoltante mas é contra as regras dos templos. Qualquer mulher com o período, ou qualquer pessoa com um sangramento/ ferida são considerados impuros e não deve ser permitida a sua entrada  em qualquer templo de Bali.
Não pise as oferendas (canang sari) na rua. É difícil não pisar porque são centenas, mas tente não o fazer. Pisar uma oferenda pode ser profundamente ofensivo para um balinês.  

Não interrompa quaisquer procissões religiosas. As procissões religiosas em Bali ocorrem com bastante regularidade, particularmente durante os dias sagrados como Nyepi.  Não buzinar ou causar barulho; tire as fotos que quiser, isso não tem qualquer problema.



Num  templo em Bali existem algumas regras que deve seguir para manter um comportamento adequado. Por exemplo, o nível da sua cabeça nunca deve ser maior do que a do “padre”, por exemplo. Evitar o uso de fotografias com flash no templo. Evite também passar em frente às pessoas que estão a rezar e sobretudo não pise nos templos, sob qualquer razão. 

0 comentários:

Enviar um comentário