quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Gunung Kawi Sebatu





Gunung Kawi Sebatu, conhecido localmente como Pura Tirta Dawa Gunung Kawi Sebatu, é um dos templos menos visitados na ilha de Bali. Ao contrário dos mais populosos, a vantagem na sua visita é a tranquilidade dos seus verdejantes jardins, os lagos cheios de carpas,  flores de lótus e o ambiente tranquilo que proporciona a cada passo.

                      


Localizado em Sebatu  Tegallalang - Gianyar, a 12km de Ubu, o templo Gunung Kawi Sebatu  - cujo nome significa deslizar numa pedra - foi construído em homenagem ao Deus (Wisnu), que governa a água.

Segundo a lenda, na época do reinado de Mayadenawa, um rei cruel que não acreditava em Deus, fora este o caminho de fuga após uma dura batalha  contra os deuses em Besakih. Por causa do medo aos deuses e às pessoas que o perseguem, a fuga só era possível deslizando entre as rochas. (sauh di Batu). Ciente das pessoas inocentes em perigo, o Senhor Vishnu deu então vida à água em forma de água benta.

                                    

Como forma de gratidão , foi então construído um templo com um santuário para adorar ao Senhor Vishnu,  agora conhecido como Gunung Kawi Sebatu rico em várias fontes de água benta.

O templo é um como um grande jardim encantado,  refrescante, muito acolhedor e tranquilo. Um  dos seus principais destaques é o ambiente idílico de um dos seus santuários mais simples, o Taman Suci.

Outra característica específica deste templo é a existência de banho público. Ao lado de um enorme lago, onde pode alimentar as várias enormes carpas que ali vivem, há duas secções balneares que os habitantes locais do Gunung Kawi Sebatu  usam para tomar banho. Atenção – por razões óbvias -  existe um sinal em Inglês e Indonésio proibindo qualquer tipo de fotografia.

Na parte  norte encontra  as portas do templo 'Bentar candi' que levam aos jardins do templo principais.

      

O Gunung Kawi Sebatu comemora o seu aniversário a cada primeira lua cheia do calendário de Bali, também conhecido pelos balineses como 'Purnama Sasih Kasa'. Esta será a melhor altura para testemunhar as festividades coloridas que ocorrem no templo, bem como o  fluxo de hindus provenientes de toda a ilha.

Anote as próximas datas:
19 de julho de 2016
08 de julho de 2017

Curiosidade: muitas vezes é confundido com um outro templo de nome semelhante (e um pouco mais popular), conhecido simplesmente como 'Gunung Kawi' – falaremos nele noutra ocasião.

Por estas razões, o templo merece a sua vista. Conte connosco para o levar lá.

                                   

0 comentários:

Enviar um comentário