quinta-feira, 7 de julho de 2016

Frutas de Bali - TOP 5







Para muitos viajantes, uma das principais vantagens de correr o mundo é experimentar comida exótica, com aspecto e cheiro estranho. Se é uma dessas pessoas, não pode perder o nosso top 5 de frutas em Bali. Venha daí e delicie-se. Nós amamos as frutas exóticas de Bali, seja em sobremesa, em lanches ou em cestos repletos de fruta que fazem qualquer pequeno-almoço parecer um banquete. 

1. Dragon Fruit ou Fruta Dragão



É uma fruta muito suculenta que deve o seu nome ao aspecto da sua casca que realmente faz lembrar um dragão. Existem 2 tipos disponíveis no mercado: a fruta dragão vermelha e fruta dragão branca. Tem um sabor doce, não muito forte e é ideal para fazer sumos ou uma colorida sobremesa. Para a abrir precisa de uma faca e para retirar o conteúdo um recipiente e uma pequena colher de chá. 


2. Durian



É muito simples, ou ama ou odeia. É uma fruta com um cheiro impossível de aguentar. Por aqui diz-se que cheira como o inferno mas sabe como o céu. Para se perceber o que estamos a falar, o Durian tem um aroma tão  poderoso que o fruto é proibido em hotéis, aviões e outros locais públicos. Esta fruta espinhosa é facilmente encontrada em várias regiões do Sudeste Asiático e tem um  sabor muito forte. Muitos iniciantes descrevem a experiência como uma mistura do sabor da banana e o sabor do alho. Outros como algo parecido com o queijo azul. O fruto é tão rico que em Bali há quem coma cru, cozido ou mesmo grelhado.   Existem 20 variedades de durian na Indonésia, apenas 9 delas são comestíveis. Em Java, algumas pessoas usam o durian como repelente de mosquitos, usando o seu cheiro forte.  Sendo novato,  e caso queira provar, tente primeiro um gelado ou um bolo de durian, vai gostar.

3. Rambutan



O Rambutan não é tão desconhecido para a maioria dos leitores. Qualquer frequentador de restaurante chinês sabe do que estamos a falar. Porém, há sempre pormenores que não sabemos. Por exemplo, sabia que o Rambutan foi introduzido na Indonésia em 1912, e que a palavra "Rambut", significa pelos ou cabelos? Daí a sua aparência, certo?! O rambutan é semelhante à lichia, como uma cor branca translúcida e uma forma oval. É uma fruta doce e de fácil consumo. A maneira mais fácil de perceber se o Rambutan está maduro é quando ele começa a descascar. É super fácil de comer. Curiosidade: há árvores rambutan masculinas e femininas, as árvores rambutan masculinas não produzem frutos.

4. Mangosteen (Manggis) ou Mangustão 



É chamada a Raínha da Frutas. Altamente recomendado! Pode ser encontrado quase todo o ano, excepto nos meses de “Verão” – Junho, Julho e Agosto.  É muito fácil de abrir, tem uma cor roxa e o seu interior é branco. Tem sementes largas e por isso facilmente identificáveis.
Tenha cuidado ao abrir, o roxo da sua pela dificilmente sai da roupa. A casca tem um alto nível de antioxidantes e muitos benefícios para a sua saúde, muitas vezes usado como um remédio para a pele e problemas digestivos. Doce, suave e super guloso, este é daqueles que não pode perder. 

5. Snake Fruit (Salak)



O Salak é um fruto com uma pele escamosa, muito semelhante à pele de cobra! Há diferentes qualidades se compararmos o Salak de Bali e o Salak de Yogyakarta. O de Bali é claramente mais saboroso e menos seco. Para retirar o fruto da casca, basta simplesmente apertar a ponta e você vai rasgar a pele com facilidade. O sabor não é doce mas também não é azedo, é um sabor neutro, que o faz comer com gula.  Curiosidade: Um tipo de salak foi recentemente transformado em vinho por uma companhia do Este de Bali. 


Há mais, muito mais! Estas são o nosso top 5 mas estamos certos que poderíamos fazer um artigo com mais de 20 frutas completamente novas.  É fantástica a diversidade desta ilha. Caso esteja a planear visitar-nos, não perca a oportunidade de provar estas frutas maravilhosas e vai acabar, certamente, por estar mais perto da cultura e da gastronomia balinesa e Indonésia. 

1 comentário:

  1. Lucky Club Review 2021 – Play £10, Get 30 Free Spins
    If you're luckyclub.live an avid gamer, the Lucky Club is a fantastic choice for you to try out – and whether you're a serious gambler,

    ResponderEliminar