domingo, 17 de janeiro de 2016

Tenganan - uma viagem no tempo





Na “visita guiada” de hoje vamos fazer uma viagem até à parte leste da ilha. É lá que se encontra uma das maiores riquezas culturais de Bali, a aldeia de Tenganan. Localizada em Karangasem, a aldeia é hoje um destino turístico muito afamado para todos os que procuram explorar um pouco mais da história e da cultura balinesa. 

   
   

Segundo a lenda, o povo de Tenganan Pegringsingan foi selecionado pelo deus Indra – deus das tempestades no hinduísmo -  para administrar um território e usar todos os meios para mantê-lo puro e limpo. 

     
    
     
    
O povo de Tenganan Pegringsingan são chamados Bali Aga, os balineses originais. O território, a pureza e integridade espiritual são de suma importância para a comunidade. Para manter essa pureza, existe um conjunto de regras muito rigorosas quanto a quem é permitido viver na aldeia. Apenas aqueles que nasceram na aldeia podem ficar e tornarem-se plenos membros da comunidade. Quem sai ou casa com algum membro exterior à comunidade, perder o direito à permanecer nela. As visitas de turistas só foram autorizadas após a década de 80. 


   
   


   

A aldeia é literalmente fechada entre quatros paredes. Durante a noite,  os aldeões fecham literalmente as quatro portas que dão acesso à mesma.  Fortemente organizada, a sua comunidade apresenta características únicas -  todas as casas são idênticas e no centro existem  banjares  -  locais de reunião para grupos. 

                     


Muitos dos rituais do ciclo de vida dos habitantes de Tenganan são semelhantes às dos demais balineses. Porém, uma das suas cerimónias torna-a única – o uso do geringsing. O Geringsing é um espécie de cachecol – confeccionado à mão - que demora cerca de quatro anos até estar pronto. Diz-se que protege quem o usa e que antigamente a cor vermelha era obtida pelo sangue humano. Em virtude de suas qualidades mágicas, acredita-se que o geringsing mantém as  impurezas e o perigo fora da aldeia, além de proteger os seres humanos de influências funestas em ritos de passagem de uma fase da vida para a próxima. 

  
   
Uma visita à riqueza cultural de Bali, naquilo que de mais genuíno possui esta terra: as suas gentes e os seus costumes. Pelo contacto com o povo, pelos tecidos únicos, pelo misticismo de uma comunidade remota no tempo, Tenganan merece a sua visita.

Saiba como, falando connosco. 
Até já. 

0 comentários:

Enviar um comentário