domingo, 6 de março de 2016

O hindu e o hinduísmo em Bali – o dia do silêncio, o início de um novo ano






Não se sabe ao certo como o hinduísmo chegou a Bali. Existem relatos que 500aC a ilha tinha uma predominante influência budista, provavelmente dos primeiros colonos vindos da China.

Há quem diga que a religião foi levada por indianos, no segundo século 2 d.C. Outros afirmam que foram os próprios moradores locais que, após viajarem à Índia, adoptaram a nova religião.

O povo de Bali segue uma religião chamada Bali-Hinduísmo. É baseada no hinduísmo, mas inclui antigas crenças da tradição de Bali e de Java. Os bali-hindus cultivam o espírito da natureza incluindo montanhas, rios e árvores. Honram os espíritos dos antepassados que eles acreditam serem constantes visitas.

Bali é diferente da Índia. O hinduísmo balinês carrega influências do budismo e do animismo, uma espécie de manifestação religiosa que envolve os elementos da natureza.


Os balineses veneram a trindade hinduista: Brahma (O criador do universo, a inteligência criadora, representa a mente cósmica), Shiva (o poder de destruição ou transformação) e Vishnu (o poder de manutenção do universo), mas para o hinduísmo balinês o deus supremo é o Sang Hyang Widhi Wasa.


A base fundamental do Hinduismo vêm do Dharma - a ordem no cosmos – no entanto, os hindus também reconhecem a força da desordem - Adharma. No hinduismo, o objetivo é a busca constante da harmonia e equilíbrio entre estas duas forças.


O povo balinês, sob a influência do hinduísmo, faz todas as suas comemorações baseando-se em ciclos de 210 dias lunares. O seu calendário  -  Wuku – divide-se em linhas, que indicam os 210 dias, e em colunas que indicam os dias da semana. Cada semana e cada dia têm um nome próprio.

O Nyepi, ou Dia do Silêncio, marca o início do novo ano hindu balinês e é um dia em que os crentes rezam, meditam e jejuam durante 24 horas.


No dia que antecede o Nyepi, Bali vive o Butha Yajna, ritual para vencer os maus elementos do mundo e criar harmonia entre os deuses, a natureza e os seres humanos. A parte mais famosa deste ritual são desfiles carnavalescos onde os ogoh-ogoh’s, bonecos feitos de papel e bambu representando entidades demoníacas e maus espíritos, lutam entre si. Após essa cerimónia, os bonecos são carregados pelas ruas até o Ngrupuk, ritual onde são queimados em forma de agradecimento.

O dia do silêncio é o dia mais importante da sociedade balinesa. Mesmo aqueles que não são hindus, respeitam este dia (que é móvel de acordo com o ano). No dia do silêncio não é permitido sair de casa, não se trabalha, não se viaja, todas as luzes devem ficar apagadas e não se deve comer.

Todos os meios de comunicação estão suspensos por 24h. O aeroporto internacional de Bali (Denpasar – DPS) está encerrado, não se realizando qualquer voo nacional ou internacional. Este é o único  aeroporto do mundo que fecha um dia inteiro por motivos religiosos. As ambulâncias são os únicos veículos autorizados a circular nas ruas da ilha. Como medida de prevenção, permanecem em alerta os serviços de emergência e segurança, assim como os radares do aeroporto.


Aos turistas é pedido que permaneçam nos hotéis e que não frequentem as ruas, praias, restaurantes ou espaços comerciais. Todos devem respeitar o dia do silêncio. Quem não o fizer é convidado pelos pecalangs, seguranças tradicionais do Nyepi, a voltar para suas casas ou hotéis e lá permanecer em silêncio.

Após o Nyepi, outro ritual toma conta da ilha. O Ngembak Agni, é realizado por todos os hindus para que se perdoem mágoas ou rancores e se comece com boas energias o novo ano que se avizinha.

O dia do silêncio é um marco único para quem é estrangeiro e vive em Bali. É  um dia destinado ao silêncio, à meditação e a auto-reflexão sobre aquilo que somos na Terra, o respeito que temos por nós, pelos nossos antepassados e pelo meio que nos envolve. É um dia de balanço e de reflexão para aquilo queremos ser nos próximo 210 dias lunares.

A todos, um 9 de Março com muito respeito e muita harmonia.

Que os próximos 210 dias lunares vos tragam tudo o que buscam.


Selamat Hari Nyepi 

1 comentário: