terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Vou de férias para Bali, e agora?




Onde vamos ficar, esta é uma pergunta comum entre os viajantes de todo mundo. 
Naturalmente que existem outras opções de estadia como pousadas, hostels, parques de campismo, casas locais etc. mas hoje vamos dissecar a dicotomia Hotéis vs Villas.

Dependerá do tipo de férias que pretende. Talvez o melhor seja mesmo conciliar um pouco de ambas para que possa aproveitar o melhor de cada opção. 

No nosso entender, aqui ficam os prós e contras de cada hipótese.


Uma Villa é muito melhor que um Hotel. Porquê?


fadovillaprestige.com


Exclusividade: Os inquilinos das villas são respeitados e tratados como residentes honorários pois o foco está apenas naquele cliente . Não existe dispersão no trato. Sendo cliente único, toda a atenção é dada a um único cliente, fazendo-o sentir-se especial .
Privacidade: Salvo raras excepções, as  villas são casas particulares onde não existem vizinhos do outro lado da parede. Não tem de partilhar a sala do pequeno almoço, a piscina, o jardim, ou qualquer outra zona de lazer;
Silêncio: As Villas são estrategicamente construídas em zonas calmas, longe das ruas principais.
Design: As  Villas de luxo são muitas vezes impressionantes; propriedades que sentimos como nossas. É a ideia de casa de sonho;
Live-in:  As Villas de luxo são confortáveis ​​casas, equipadas com cozinha, deck, piscina, banheira de hidromassagem. Nelas imaginamos a nossa vida, somos levados a sentir-nos em casa, mesmo estando de férias.
Espaço: As Villas de luxo primam pelo espaço pessoal. Não nos cingimos à ideia de um quarto hotel, por maior e mais confortável que seja, a liberdade de uma villa é incomparavelmente superior.
Adequação de grupo: Com vários quartos e casas de banho, quando em comparação com quartos de hotel,  as villas proporcionam uma experiência mais adequada a  grupos de amigos e/ou família.
Luxo: As villas de luxo, especialmente para estadias de uma semana ou superior, têm muitas vezes serviços complementares de chef, mordomo, jardineiro, segurança etc. Embora alguns dos serviços também existam nos hotéis, eles são pouco visíveis e por isso facilmente desvalorizados;
Animais de estimação: Muitas villas são pet-friendly, ao contrário da maioria dos hotéis.
Fumar: ao contrários dos hotéis, as villas privadas oferecem a possibilidade de fumar sem grandes reservas.

Um Hotel é muito melhor que uma Villa. Porquê?



Isolado: As villas ou moradias são geralmente construídas em zonas residenciais. Se gosta de ficar no meio das coisas, perto de atracções e vida nocturna, uma villa oferece-lhe maiores dificuldades.
Sem serviço de quarto 24 horas: Se apreciar o direito de pedir um hambúrguer no quarto às duas da manhã, talvez um hotel seja melhor ideia.
Restaurante, bar ou spa: Num hotel, o  jantar e o entretenimento estão separados por um elevador. Numa villa, é natural que precise de sair para ir ao encontro do que pretende.
Acesso limitado a deficientes: Uma vez que as moradias são alojamentos privados, não têm de cumprir os padrões públicos de acesso para deficientes. Infelizmente na maioria dos casos isso não se verifica, ao contrário do que acontece num hotel.


Seja qual for a sua escolha, conte connosco para o ajudarmos a ter uma fantástica estadia. 
Bali vale por tudo o que tem para lhe oferecer e a estadia não o decepcionará. 

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Nusa Lembongan - Uma escapadela ao Paraíso



A cerca de 30 minutos de Bali, Nusa Lembongan  é uma perfeita escapela da para quem está em Bali. Nusa Lembongan guarda ainda o que Bali já perdeu, a virgindade própria de uma ilha pouco habitada, com paisagens lindas e o sossego normal de um local mesmo explorado que a sua conhecida vizinha.  

Como chegar - partindo de Bali
Os barcos partem de Serengan, uma marina perto de Sanur (Bali) e a viagem normalmente é rápida e calma. Os barco são confortáveis, rápidos e não se sente muito a ondulação. Quem já fez a viagem para as Gili vai achar a viagem “piece of cake”.

Visitar a Ilha...
A ilha não é grande mas engane-se se acha que vai conseguir fazê-la a pé.  A melhor forma de se deslocar é de moto e é super fácil alugar uma. Caso não saiba andar de moto ou tenha algum receio, alugar uma moto táxi pode ser uma solução. Ao contrário de Bali, a ilha quase não tem carros e a excepção são as carrinhas dos hotéis que fazem os transfers da Marina. Carrinha de caixa aberta, alteradas para oferecer transporte mas onde o conforto é substituído pelo pragmatismo. Ninguém vai querer saber, afinal, estamos na Ásia e tudo à volta é lindo de mais para se ligar a estas coisas.

O que ver...
Nusa Lembongam tem várias praias deliciosas e alguns pontos de mergulho e de snorkeling que vão fazer as delícias dos amante da natureza.  A água tem um tom azul deslumbrante e a variedade da vida marinha é incrível! Surf e trekking também podem ser alternativas mas requerem uma estadia mais prolongada na ilha.


Mushroom Beach
Uma verdadeira piscina no mar. Uma praia sem ondas, isolada, com uma largura mais que suficiente para estender a sua toalha e apanhar infinitos banhos de sol.  

Dream Beach
É a praia mais afastada da ilha, ideal para quem aprecia uma praia localizada entre rochas. O mar tem mais ondas mas a beleza é incrível.



Jungut Batu
A  praia onde os barcos vindos de Bali atracam para largar os turistas. É conhecida como um dos melhores lugares de  praia para ver o pôr do sol em Nusa Lembongan.

Sandy Bay
Também conhecido como Sunset Beach é a praia adjacente às Lágrimas do Diabo. Uma praia pequena, com ondas e com uma areia muito branca. Tem um Beach Club com piscina e vista panorâmica que o convida a ficar por ali. É mais um ponto fantástico para ver o “sunset”.

Lágrimas do Diabo
Um local mágico onde a força das ondas promovem um espectáculo maravilhoso. As lágrimas do Diabo são um spot a não perder entre visitas a praias e mergulhos em água quente. Pedimos especial atenção para que tenha cuidado com as ravinas e com a altura das ondas.


Mangrove Forest
Nusa Lembongan possui uma extensa floresta de mangues maduros que pode ser explorada em silêncio num barco local, ao jeito das gôndolas de Veneza. Com uma fauna e flora ímpar, este é um local mágico que não deve perder se tiver tempo para desfrutar.

Ponte Amarela
Não pode perder. A pé, de bicicleta ou de moto, é através da ponte que passa para a vizinha Nusa Ceningan. Super estreita, o barulho que faz pode ser bastante assustador mas não há relatos de acidentes e a beleza é infindável.



Além de todos este pontos, não pode deixar de visitar os locais para snorkeling: Crystal Bay, Mangrove e Manta Point. Este são apenas os mais famosos mas há muito mais. Prepare-se para um dos melhores momentos das suas férias.

E mesmo numa ilha tão pequena há lugares da moda? Sim, claro. Não perca uma visita ao Le Pirate, em Ceningan e ao Deck. Dois bares com requinte e bom ambiente que não vão deixar de o surpreender.


Por tudo isto e muito mais, uma visita a esta vizinha de Bali é sem dúvida um óptimo programa para um ou dois dias.


Até já e boas viagens. 

sábado, 17 de setembro de 2016

BRAHMA VIHARA ARAMA ou Vihara Buddha Banjar - O templo Budista em Bali




Localizado na área montanhosa de Tegehe Village, Desa Banjar, Buleleng Regency, a  cerca de 22 km de Singaraja e 11km de  Lovina, bem no norte de Bali, o Vihara Buddha Banjar, é o maior templo budista em Bali.

Segundo informações oficiais, o templo foi construído no final do século XX, entre 1960 e  1970, sendo a abertura ao público datada de 1973.

Do lado de fora, o edifício parece apenas a somas de várias casas. Um portão, com esculturas típicas de Bali, esconde que este é o maior lugar de culto budista de toda a ilha. Vihara é deliberadamente concebido de acordo com a arquitectura balinesa: tem uma piscina circular com fontes, decorado com algumas flores de lótus. 



A entrada principal é dividida em três partes: o estigma, mandala intermediária e principal. Todos são ligados por escadas. É notória a solidariedade entre o povo balinês e a comunidade budista que vive em Bali.



Ao entrar no templo, o  visitantes são convidados a tirarem os seus calçados, assinarem o livro de visitas e fazerem uma doação. O templo budista tem entrada gratuita mas doações são bem-vindas.




Há  5 complexos principais no recinto:
  • Upasatha Gara: localizado no topo da colina, a oeste, é um confortável e calmo local. Existem referências ao nascimento de Buda, e no centro existe uma estátua budista na condição de ascensão ao céu.

  • Dharmasala: está localizado a este e é uma espécie de quarto para pregar a fé e realizar outras actividades espirituais.
  •  Stupa: é um edifício gigantesco em formato de sino, localizado na zona mais a Norte do complexo.  No Stupa são mantidos documentos e outras relíquias budistas que devem ser preservadas da luz e do calor.


  •  Bodhi Tree:  Este lugar é o marco de Buda quando atinge a perfeição eterna. É um local de excelência para os visitantes fazerem meditação.


  •  Kuti: no complexo Vihara há quartos chamados Kuti. Estes quartos destinam-se a monges e aprendizes de monge. Há estudantes que meditam durante um ano inteiro, sem fala, escrita ou leitura.


Ao longo de todo o complexo, são várias as estátuas budistas. Entre elas, há duas que se destacam: Parinirvana e Buda. Ambas são feitas de bronze revestido com ouro provenientes da Tailândia e Sri Lanka em 1977.



A área do templo/ mosteiro possui um espaço - Vipassana - que pode ser usado por qualquer pessoa que pretenda fazer meditação/ iluminação.

Outra nota importante: Em 1982,  Dalai Lama veio a brahmavihara.




Caso visite o norte de Bali, por qualquer razão, não deixe de visitar esta área. Esta simples paragem fará com que as suas férias sejam um momento mais rico e memorável.

Boa viagem. Até já.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O Galungan e o Kuningan





O Galungan marca o início das mais importantes cerimónias religiosas em Bali. Neste período de 10 dias, celebra-se  a vitória do dharma (o bem) sobre o adharma (o mal). É a época de maior festividade nas casas e nos templos hindus.



Segundo a cultura hindu de Bali, os espíritos dos falecidos que morreram e foram cremados, retornam nesta época para visitar seus antigos lares. Cabe aos  habitantes actuais serem hospitaleiros  através de orações e ofertas.  A cerimónia é tão importante que se diz que também os Deuses vêm participar nas festividades.


Todas as ruas estão devidamente enfeitadas com os “penjors” - canas de bambu pormenorizadamente decoradas, com as mais diversas oferendas. Os “penjors”, com sua forma arqueada, representam o Monte Agung -  o ponto mais alto da ilha – e, por isso, a maior proximidade aos deuses e ao seu contacto.



Ao décimo dia da celebração - o Kuningan – os deuses e os espíritos regressam ao seu mundo. É o fim de festa. A data é variável, sendo calculada de acordo com o calendário de Bali de 210 dias. 





sábado, 13 de agosto de 2016

Top 5 Beach Clubs in Bali



A fazer lembrar o estilo de Ibiza,  os beach clubs oferecem serviços de excelência, chefs reconhecidos, boa comida e um decor moderno e elegante.  As bebidas são preparadas por bartenders especializados e o pôr-do-sol torna-se um momento especial para mais uma recordação fantástica de Bali.  Aqui está o nosso top 5 dos clubes de praia em Bali.

Potato Head 
O Potato Head é um daqueles casos de rápida popularidade. Aliando uma fantástica piscina com uma atmosfera de constante animação e festas de grande qualidade, este é um dos pontos obrigatórios em Seminyak.
O Potato Head já contou com  DJs e celebridades internacionais como Mark Ronson, Foster the People, Fat Boy Slim e M.i.a.. Definitivamente, um espaço a não perder.



KU DE TA
Um dos locais mais famosos na ilha, o Ku De Ta em Seminyak. O espaço apresenta um layout único, com uma ampla área para o restaurante principal, um bar, um relvado central e uma piscina construída recentemente à beira mar .
Com diversos Djs internacionais, a noite neste beach club é também um momento especial.  A cozinha serve um menu variado, incluindo comida tailandesa,  japonesa, marroquina, europeia e alguns sabores mediterrânicos.



Sunday's Beach Club
Sunday's Beach Club é um clube de praia num dos locais mais escondidos da ilha.  Sob um penhasco com 165m, areia branca, mar calmo e o estilo rústico da construção de praia, os dados estão lançados para um dia fantástico.  O bilhete de acesso é convertível  posteriormente no consumo, seja em alimentos ou bebidas. O acesso à praia privada é feito através de um funicular. Em cerca de dois minutos  a falésia verde abre-se para um azul imenso do oceano. Não perca uma das melhores praias de Bali.




Finn’s Beach Club Canggu
Um paraíso chique, é assim que se pode definir este beach club. Localizado em Berawa Beach, Canggu, com uma magnífica estrutura em bambu, o Finn’s é espaçoso e arejado. Com uma vista sobre as famosas ondas de Canggu, pode aproveitar a piscina enquanto vê as fantásticas manobras de surf logo em frente. Para os amantes do sol, é um dos melhores lugares para descanso em Canggu.



Komune Beach Club
Talvez o único beach club localizado na zona este. O Komune Beach Club é um excelente local para os amantes de praia de todo o mundo mas também um excelente refúgio para surfistas.  Com um design único, muito bem integrado na natureza,  um bar que apresenta uma estrutura circular que se parece com um cogumelo gigante e sofás virados para praia, este é igualmente um local para famílias repousarem da vida agitada da zona centro.



Bali garante uma oferta muito variada no que respeita aos clubes de praia. O beach club oferece uma solução de complementaridade à praia, aliando a paisagem de mar à experiência de uma piscina panorâmica, boa música, ambiente convidativo e bons momentos entre amigos e familiares.


domingo, 24 de julho de 2016

Viagem a Bali: Saiba o que pode e não pode fazer para respeitar a cultura balinesa!




Como "ocidental", mas sobretudo como Homem e como viajante, acredito que parte da riqueza que possuímos advém da capacidade de respeito ao próximo. Assim, se estiver para visitar Bali, venha com uma mente aberta, pronta a visitar e respeitar as pessoas locais.

Siga estas dicas para manter bons relacionamentos onde quer que vá na ilha.

Afectos: Os balineses são mais conservador do que a maioria dos ocidentais; eles desaprovam demonstrações públicas de afecto. Assim, e embora Bali seja muito liberal, quando estiver perto de templos balineses mantenha as coisas melosas para si ;) .

O mesmo acontece com a roupa: vista roupa modesta, especialmente quando visitar templos.


Não use sua mão esquerda para tocar ou dar. A mão esquerda é considerada impura, sendo sobretudo utilizada para fins de higiene. Em Bali, tradicionalmente, não se usa papel higiénico. A lavagem das partes íntimas é feita sempre com a mão esquerda, daí a razão. Por essa razão, a mão esquerda nunca deve ser usada para tocar outras pessoas ou para entregar algo a alguém. Deve usar sempre ambas as mãos – isso é considerado um cumprimento sincero.


Não utilize o seu dedo indicador para apontar ou acenar. Se precisa chamar a atenção/ acenar deve estender a mão  com a palma virada para baixo, fazendo uma onda para baixo.




Não toque a cabeça das pessoas. Segundo os hindus, e a maioria dos balineses, a alma reside na cabeça e por isso algo que não deve ser tocado. Esta regra aplica-se também às crianças. Algo muito carinhoso para nós (europeus) é visto como algo menos próprio por aqui.



Não entrar em qualquer templo menstruada. Entendemos que é um pouco revoltante mas é contra as regras dos templos. Qualquer mulher com o período, ou qualquer pessoa com um sangramento/ ferida são considerados impuros e não deve ser permitida a sua entrada  em qualquer templo de Bali.
Não pise as oferendas (canang sari) na rua. É difícil não pisar porque são centenas, mas tente não o fazer. Pisar uma oferenda pode ser profundamente ofensivo para um balinês.  

Não interrompa quaisquer procissões religiosas. As procissões religiosas em Bali ocorrem com bastante regularidade, particularmente durante os dias sagrados como Nyepi.  Não buzinar ou causar barulho; tire as fotos que quiser, isso não tem qualquer problema.



Num  templo em Bali existem algumas regras que deve seguir para manter um comportamento adequado. Por exemplo, o nível da sua cabeça nunca deve ser maior do que a do “padre”, por exemplo. Evitar o uso de fotografias com flash no templo. Evite também passar em frente às pessoas que estão a rezar e sobretudo não pise nos templos, sob qualquer razão. 

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Frutas de Bali - TOP 5



Para muitos viajantes, uma das principais vantagens de correr o mundo é experimentar comida exótica, com aspecto e cheiro estranho. Se é uma dessas pessoas, não pode perder o nosso top 5 de frutas em Bali. Venha daí e delicie-se. Nós amamos as frutas exóticas de Bali, seja em sobremesa, em lanches ou em cestos repletos de fruta que fazem qualquer pequeno-almoço parecer um banquete. 

1. Dragon Fruit ou Fruta Dragão



É uma fruta muito suculenta que deve o seu nome ao aspecto da sua casca que realmente faz lembrar um dragão. Existem 2 tipos disponíveis no mercado: a fruta dragão vermelha e fruta dragão branca. Tem um sabor doce, não muito forte e é ideal para fazer sumos ou uma colorida sobremesa. Para a abrir precisa de uma faca e para retirar o conteúdo um recipiente e uma pequena colher de chá. 


2. Durian



É muito simples, ou ama ou odeia. É uma fruta com um cheiro impossível de aguentar. Por aqui diz-se que cheira como o inferno mas sabe como o céu. Para se perceber o que estamos a falar, o Durian tem um aroma tão  poderoso que o fruto é proibido em hotéis, aviões e outros locais públicos. Esta fruta espinhosa é facilmente encontrada em várias regiões do Sudeste Asiático e tem um  sabor muito forte. Muitos iniciantes descrevem a experiência como uma mistura do sabor da banana e o sabor do alho. Outros como algo parecido com o queijo azul. O fruto é tão rico que em Bali há quem coma cru, cozido ou mesmo grelhado.   Existem 20 variedades de durian na Indonésia, apenas 9 delas são comestíveis. Em Java, algumas pessoas usam o durian como repelente de mosquitos, usando o seu cheiro forte.  Sendo novato,  e caso queira provar, tente primeiro um gelado ou um bolo de durian, vai gostar.

3. Rambutan



O Rambutan não é tão desconhecido para a maioria dos leitores. Qualquer frequentador de restaurante chinês sabe do que estamos a falar. Porém, há sempre pormenores que não sabemos. Por exemplo, sabia que o Rambutan foi introduzido na Indonésia em 1912, e que a palavra "Rambut", significa pelos ou cabelos? Daí a sua aparência, certo?! O rambutan é semelhante à lichia, como uma cor branca translúcida e uma forma oval. É uma fruta doce e de fácil consumo. A maneira mais fácil de perceber se o Rambutan está maduro é quando ele começa a descascar. É super fácil de comer. Curiosidade: há árvores rambutan masculinas e femininas, as árvores rambutan masculinas não produzem frutos.

4. Mangosteen (Manggis) ou Mangustão 



É chamada a Raínha da Frutas. Altamente recomendado! Pode ser encontrado quase todo o ano, excepto nos meses de “Verão” – Junho, Julho e Agosto.  É muito fácil de abrir, tem uma cor roxa e o seu interior é branco. Tem sementes largas e por isso facilmente identificáveis.
Tenha cuidado ao abrir, o roxo da sua pela dificilmente sai da roupa. A casca tem um alto nível de antioxidantes e muitos benefícios para a sua saúde, muitas vezes usado como um remédio para a pele e problemas digestivos. Doce, suave e super guloso, este é daqueles que não pode perder. 

5. Snake Fruit (Salak)



O Salak é um fruto com uma pele escamosa, muito semelhante à pele de cobra! Há diferentes qualidades se compararmos o Salak de Bali e o Salak de Yogyakarta. O de Bali é claramente mais saboroso e menos seco. Para retirar o fruto da casca, basta simplesmente apertar a ponta e você vai rasgar a pele com facilidade. O sabor não é doce mas também não é azedo, é um sabor neutro, que o faz comer com gula.  Curiosidade: Um tipo de salak foi recentemente transformado em vinho por uma companhia do Este de Bali. 


Há mais, muito mais! Estas são o nosso top 5 mas estamos certos que poderíamos fazer um artigo com mais de 20 frutas completamente novas.  É fantástica a diversidade desta ilha. Caso esteja a planear visitar-nos, não perca a oportunidade de provar estas frutas maravilhosas e vai acabar, certamente, por estar mais perto da cultura e da gastronomia balinesa e Indonésia. 

sábado, 2 de julho de 2016

Bali Elephant Camp - A experiência de uma vida


 
Queremos começar este artigo afirmando que somos contra o uso e maus tratos de qualquer tipo de animal. Informamos que todos os elefantes que constam neste parque são animais recuperados de situações de perigo de vida, reabilitados e bem cuidados e alimentados pelo que nos foi possível constatar.

Os elefantes do Bali Elephant Camp são originários de Sumatra, trazidos para Bali num programa do governo para estabelecer uma população numa área remota e protegida, de forma a educar as pessoas sobre a situação actual desta fantástica espécie. 


Ao realizar esta actividade, estará na verdade a ajudar as pessoas em Bali, e a potenciar a protecção dos seus elefantes  selvagens no seu habitat natural, em Sumatra.





Bali Elephant Camp



À chegada ao Bali Elephant Camp, será recebido com uma bebida refrescante no meio de um ambiente deslumbrante. É impossível resistir ao sorriso idiota aquando da passagem do primeiro elefante. Esta será, sem dúvida, uma das melhores experiências da sua vida. Pela sua envergadura, pela sua simbologia, pela forma inteligente como os caracterizamos, os elefantes serão sempre um misto de admiração e receio para quem os visita (de tão perto).




O passeio de elefante tem a duração de 30 minutos num trajecto predefinido e termina numa piscina preparada para o efeito, onde pode ser tirada a foto da praxe para mais tarde recordar. Ao longo do trajecto, são várias as paragens para o animal se alimentar, beber água ou descansar por breves momentos nas sombras refrescantes.



No fim, pode ainda estar em contacto com ursos bebés, experimentar os diversos sabores do cacau local, ou visitar o local onde se encontram os elefantes fêmeas em período de gestação, e por isso, afastadas do grupo e sem participar nas actividades. Existe igualmente uma pequena loja e um restaurante panorâmico onde pode ficar para almoçar.


Sabia que...


  • Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade. Eles podem pesar 6 toneladas e medir até 4 metros de altura. 



  • Os elefantes são animais herbívoros que se alimentam de ervas, frutas e folhas de árvores. Um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. No entanto, um dos nossos guias, falou-nos em 200kg de fruta por dia, entre mangas, bananas, papaias etc. Já diz o ditado “quem não é para comer, não é para trabalhar”.



O elefante e o hinduismo

O leitor provavelmente já viu várias associações de elefantes ao hinduísmo. A figura de Ganesha talvez seja a mais famosa. 

Ganesha é o deus da sabedoria e da fortuna para a tradição religiosa  hinduísmo e védica. Descrito como uma figura amarela ou vermelha, com cabeça de elefante e corpo de ser humano, com uma grande barriga, quatro braços, apenas uma presa e montado sobre um rato. 

Cada uma dessas características possuem uma simbologia:


De acordo com o hinduísmo, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, para muitos considerado um dos deuses mais importantes da cultura hindu. O “Destruidor dos Obstáculos” (Vinayaka), ou Ganesha,  é ainda  considerado o símbolo máximo da consciência lógica, da sabedoria e da fortuna.




Venha estar próximo destes fantásticos animais. Vai adorar este dia. 

Aguardamos a sua vista. Fale connosco.