domingo, 12 de junho de 2016

Cascatas de Bali - Munduk

Localizada na vila de Munduk, no norte de Bali, esta é uma da cascatas de mais fácil acesso na ilha. Munduk é uma vila situada a 1.500 metros acima do nível do mar. A cerca de 2 horas de carro de Denpasar, a vila é muitas vezes visitada por quem se desloca de ou para Lovina.


A Munduk Waterfall, como por aqui é conhecida, é uma queda de água de uma beleza arrepiante. É impossível resistir ao impulso de puxar pelas máquinas e telemóveis mas a força da água espalha inúmeras gotículas que teimam em manter-se na lente.   


O caminho até à cascata é riquíssimo em fauna e  flora, com diversas flores e árvores de fruto, prepare-se para parar algumas vezes e deliciar-se com borboletas, pássaros e paisagens arrepiantes. Esta é uma zona de densa floresta e o verde é a cor predominante, apenas irrompido pelo cinza do passadiço que nos conduz encosta abaixo.

Entre as várias cascatas de Bali, a Munduk é provavelmente a menos comercial e menos explorada cascata entre todos os turistas. Esta é uma verdadeira pérola dos amantes da natureza, escondida entre os segredos do Norte de Bali.


Existem pelo menos mais duas cascatas em Munduk. A maioria requer uma caminhada até a Tanah Barak, descendo em direcção à aldeia montanhosa e saindo pelo lado contrário. Para os amantes de caminhadas, com o devido tempo equacionado, é algo a não perder.



Se procura um momento de reunião com a natureza, de uma beleza inigualável e de uma paz indescritível, as cascatas de Munduk são o seu destino. Deixe-se guiar por nós e venha conhecer este (ainda) segredo de Bali. 







domingo, 5 de junho de 2016

Pura Taman Ayun



Taman Ayun está situado perto da aldeia de Mengwi no sul de Bali a cerca de 8 km de Ubud e 18 km de Denpasar.


O Pura Taman Ayun foi construído em 1634 pelo Raja de Mengwi. Também conhecido como o templo da família, o grande templo foi construído em 1634 e renovado em 1937. O templo é circundado por um fosso de canais de água e só pode ser acedido através de uma ponte.


O primeiro pátio apresenta-se numa grande extensão e um amplo jardim de relva bem cuidada.  No lado direito do Taman Ayun Temple, perto do portão de entrada, há uma espécie de uma pequena guarita. Aqui, no primeiro átrio pode encontrar-se um Wantilan (uma espécie de hall) onde ocorrem algumas cerimónias, incluindo lutas de galos, que também fazem parte das cerimónias e rituais no templo.

Ao fundo, uma infinidade de Meru (santuários de vários níveis) apresentam-se como a atracção principal. Flores de Lotus oferecem ao cenário uma beleza ímpar. O templo é parte de Subak (complexo sistema de irrigação de arroz-campo) e parte da paisagem cultural do Património Mundial da UNESCO da Província de Bali, reconhecido em 2002.


O Pura Taman Ayun faz parte da rede de templos direcionais que protegem Bali de espíritos malignos.  Todo o complexo foi concebido para simbolizar a casa mitológica dos deuses, o Monte Meru, flutuando no mar da eternidade.


No templo podem encontrar-se mais de 50 santuários dedicados a diferentes espíritos e deuses. O Pura Taman Ayun é uma paragem obrigatória na subida para os terraços de arroz de Jatiluwih ou descendo a caminho do Tanah Lot.


Venha conhecer o Taman Ayun no nosso Temple Day. Até já.