sábado, 31 de outubro de 2015

Floresta dos Mangues


A variedade de actividades em Bali não se esgota nas suas maravilhosas praias. Para a maioria dos visitantes, o local que hoje apresentamos é totalmente desconhecido. Porém, se é amante da natureza e procura um refúgio da azáfama dos centros, temos uma proposta um pouco diferente para partilhar consigo, a “floresta dos mangues”.

“Manguezal, mangue, mangrove ou mangal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, zona húmida característica de regiões tropicais e subtropicais. Associado às margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou directamente expostos à linha da costa, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas, às quais se relacionam outros componentes vegetais e animais. O termo "mangue" também se aplica às espécies arbóreas características desse habitat.” (Fonte: Wikipédia)

A atmosfera é calma e deixa-lhe tempo para apreciar a desova dos peixes, a beleza das flores, as lutas de caranguejos, o cantar do vários pássaros, os desenhos mais ou menos abstractos das milhares de raízes existentes, o encontro entre o rio e o mar.
A simbiose criada pela mãe natureza confere a este lugar uma magia que se sente ao cruzar os passadiços de madeira ali propositadamente colocados. Mangues e recifes de coral têm uma relação de inter-ajuda fantástica - O recife de coral protege a costa, permitindo o crescimento dos mangues. Por seu turno, os mangais criam verdadeiras armadilhas que promovem a sedimentação da terra e consecutivamente a impossibilidade de a barreira de coral ser abafada.
Infelizmente, como em tantas outras ocasiões, o ecossistema tem vindo a ser ameaçado pelo Homem. A floresta de mangue sofre pelo mau uso, pelo corte das suas madeiras e pela poluição, sobretudo pelos detritos e lixo ali erradamente depositados ou trazidos pelas correntes.

Em Bali, para sua protecção e conservação, a floresta de mangue encontra-se sob os cuidados do “The Mangrove Care Forum Bali” localizado em Ngurah Rai Grand Forest Park, uma floresta de mangue com mais de 1300 hectares. O foco é envolver as comunidades locais para limpar e criar um ambiente seguro para as plantas e vida marinha, evitando um maior desgaste do litoral.


Em 2013, Cristiano Ronaldo, na qualidade de embaixador, marcou presença na inauguração da campanha "Salvemos os mangais de Bali, salvemos o mundo" juntamente com o presidente da Indonésia, Susilo Bamdang Yudhoyono. Esta associação de CR7 à causa das florestas de mangues deve-se à tragédia ocorrida na província de Aceh, quando em 2004 foi assolada com um tsunami de grandes proporções.  Na altura, 19 dias depois, um menino de nome Martunis foi encontrado vivo, com uma camisola da selecção portuguesa, com o nome de Cristiano Ronaldo. Por testemunhar a destruição massiva numa visita ao local, CR7 decidiu apadrinhar a causa do mangais, pois eles são defesas naturais para amortecer os tsunamis.
Aliás, na costa de Aceh, para proteger a província indonésia contra eventuais tsunamis e para desenvolver a economia local, servindo para bolos, xaropes e vestuário tradicional, são plantados cerca de mil hectares de mangues. Trata-se do terceiro programa do género, depois da Índia e do Senegal.

Quer pela sua riqueza natural, quer pela importância na segurança de homens e outros animais, a floresta de mangues merece uma visita. 


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Goa Gajah - A caverna do Elefante


Goa Gajah, a caverna do Elefante, é um templo hindu de grande valor espiritual mas também arqueológico. Muitos acreditam que esta estrutura é datada entre os séculos X e XIV.

Segundo a história, embora referente ao século XI, o templo apenas foi descoberto nos anos 70 pelos holandeses e tudo graças à passagem de um tufão.

Localizado a poucos quilómetros de Ubud, o Goa Gajah é um lugar misterioso, repleto de estátuas, lagos e histórias de épocas distantes.



À entrada, facilmente te procuram para um serviço personalizado de guia, há inclusive em Português.
Entrando por uma boca gigante, a caverna do elefante é pequena, escura e estreita, terminando numa espécie de cruzamento.

Do lado esquerdo, poder observar-se a estátua de Ganesh e, do lado direito, numa pequena área de culto, as figuras de Lingam e Yoni,  representações da fonte da vida, a sexualidade masculina e feminina, respectivamente. Tudo num ambiente místico, harmoniosamente baforado por incensos e oferendas diversas.


Mais abaixo visite o lago de Patirtaan, nela pode admirar o que muitos acreditam ser água sagrada.

Todas as fontes estão repletas de figuras que merecem ser observadas com atenção.
Como na maioria dos templos, as mulheres devem tapar os ombros e tanto homens como  mulheres devem usar o sarong (à venda nas barracas próximas à entrada).

Deixei maravilhar-se pelo Goa Gajah, estamos certos de que não irá arrepender-se de o visitar.

Boa viagem

Até já.