sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ubud - Entre a moda e o destino de sonho


Um dos conselhos que damos a qualquer viajante é: não siga multidões. 
Arriscamos a dizer que a moda é inimiga da viagem sustentável.

Naturalmente, tal como o leitor está a fazer neste momento, o viajante opta por seguir indicações e dicas que se encontram na Internet ou nos diversos guias de viagem.  A moda é relativa? Sim, mas quando perguntamos a alguém: Já foste a Bali? Sim, estive em Ubud. A resposta é imediata. Mais: Quero fazer uma reserva de hotel à distancia, qual a sugestão da companhia de viagens? Ubud. Poderíamos continuar os exemplos e entrar nos interesses financeiros e no lobby de hotéis, agentes e turismo em geral mas esse não é o nosso interesse.

Vamos então mostrar o porquê de UBUD estar na moda.

Atenção, nada de alarmismo, UBUD é fantástico. No entanto, tal como Kuta no passado, UBUD passou a ser um dos destinos mais aclamados de Bali e por isso mais confusos, sobretudo em trânsito, e ao mesmo tempo mais barulhentos e caóticos.

Ubud, que deriva de ubad (medicina), deve o seu nome às ervas e plantas que, por serem abundantes, ali eram usadas e exportadas para os restantes cantos da ilha como tratamentos medicinais. Não admira por isso que UBUD seja o centro dos melhores Spa’s, centros de massagens e rituais associados à saúde, ao relaxamento, ao yoga, etc.
Pura Taman Saraswati
No século XIX, Ubud foi sede dos senhores feudais da ilha e ainda hoje os seus palácios são autênticos museus aos olhos de quem os pretende conhecer ao pormenor. O palácio Puri Saren Agung foi aliás a residência de Tjokorda Gede Agung Sukawati, o último monarca de Ubud,  e ainda é propriedade da família real. No seu pátio podem ser apreciadas apresentações de dança e cerimónias.
A cidade tem um número de museus de arte, como o Museu Blanco Renaissance, o Lukisan Museum Puri, Museu de Arte Neka, e o Museu Agung Rai of Art. 
Pura Desa Ubud, Pura Taman Saraswati, Pura Dalem Agung Padangtegal, o templo da morte e Goa Gajah, também conhecida como a Caverna do Elefante, são os templos localizados em e ao redor de Ubud. Não deixes de os visitar.


Tegalalang terrace field
Ubud é igualmente um dos centros da cultura balinesa, o que muito se deve ao período entre a década de 60 e década de 90 onde ali se concentravam todos os artistas do sudeste asiático. Muitos deles, por ali ficaram abrindo ateliers que hoje se fundem com lojas de renome  internacional. Curioso é saber que essa impulsão se deveu à chegada de estrangeiros, nomeadamente músicos e pintores, sobretudos holandeses.

Além de tudo isto, ligeiramente a norte de Ubud, podem ser vistos um dos mais bonitos terraços de arroz da Ilha. Se és amante de desportos radicais, entre montanhas verdejantes, não podes perder a oportunidade de fazer rafting num dos rios aqui localizados.  Ainda nos arredores de Ubud, na direcção do Monte Batur, experimenta o melhor café do mundo: kopi luwak.

Para o fim, a floresta dos macacos. Cuidado com óculos, telemóveis e máquinas fotográficas. Se gostas de natureza e contacto com os animais, não percas este mágico local.
Não deixes de visitar Ubud. Apenas não vás com a ideal de um local verde, sereno e paradisíaco. Fora do centro, sim.  No centro da vila, não. 

Kopi Luwak Landscape
Lembra-te: os catálogos de viagens vendem sobretudo piscinas, quartos de hotel e as sua paisagens.

Resumindo, é fácil entender porque UBUD está na moda. Na verdade estamos perante uma das jóias de Bali. Vale a pena uma visita? Certamente. Ubud ficará na tua memória como um local único e especial.

Curiosidade: sabias que foi aqui que rodaram cenas do filme "Eat Pray Love"




Esperamos-te em Ubud.

Blue Point Beach

A 45 minutos de Kuta, a Pantai Suluban ou Blue Point Beach é o destino ideal para surfistas de todo o mundo. 

Quem não surfa pode igualmente aproveitar a água e a fantástica vista numa espreguiçadeira. 

‪#‎surf‬ ‪#‎bluepointbeach‬ ‪#‎bali‬ ‪#‎dicasdeviagem‬


quinta-feira, 30 de julho de 2015

Um blogue português do outro lado do mundo!


Fazer um blog para relatar a nossa vida depois de sairmos do nosso pais é um enorme cliché.
Alguns dirão que os blogues caíram em desuso, que apenas servem para aficionados da escrita e pouco mais. Outros, como nós,  estão em crer que se trata de uma ferramenta por excelência para nos aproximar dos que ficaram na nossa terra.

Mas um blogue é muito mais que isso. Um blogue, em português, é igualmente uma forma de recordar Portugal, mas também os brasileiros, angolanos, moçambicanos, timorenses e todos os que partilha a nossa língua.  É o nosso contributo para a partilha da língua portuguesa ao mundo.
É por isso que não faz sentido guardar tudo o que estamos a viver. É obrigatório partilhar convosco. Sabemos que estarão aí para nos acompanhar.

Ao longo dos próximos tempo (assim queira a vontade), tudo faremos para ser os vossos olhos.  Seja com fotos, textos ou vídeos, vamos mostrar Bali como nós a vemos, Bali - A Ilha dos Deuses.

Não precisamos dizer que vos esperamos por cá. Enquanto esse dia não chega, vamos abrindo esse apetite. ;)


Bem – Vindos a Bali.
Selamat Datang di Bali. 

Vens a Bali? Aqui ficam 15 dicas que não podes dispensar:

1 - Calma - tudo em Bali foi pensado para ser feito devagar e sem stress; 
2 - Água: engarrafada. Da torneira não é boa ideia, ok?
3 - Melgas? Escusas de trazer repelente. São milhares mas só os repelentes locais são realmente eficazes;
4 - Comida? É muito boa mas se não gostas de picante o melhor praticares o "No spicy"
5 - Fumar? Sim, até nos restaurantes.
6 - Dinheiro. A moeda é barata mas cuidado com a tentação de comprar tudo. Bali apanha os menos atentos;
7 - Câmbio - nunca troques onde estás; troca a moeda cá - vai ao BMC money changer, é o mais fiável;
8 - Massagens - sair de Bali sem uma boa massagem é como se nunca cá tivesses vindo;
9 - És dos que usas multibanco para tudo? Esquece. Essa mania não chegou aqui. Traz dinheiro contigo.
10 - Evita as modas - lê e pesquisa antes da viagem mas faz o teu caminho e pede ajuda quando precisares;
11 - Coisas que fazem rir - há de tudo à venda na rua; Relembramos: essas coisas dão pena de morte por aqui;
12 - Passear: faz em tour, é mais seguro e barato; Não confies em todos os tours; Envia mensagem, nós ajudamos;
13 - Calor - sim; humidade - muita. Traz protector e hidrata-te;
Cuidado com o sol;
14 - Em Bali chamam-te para tudo, não te admires de passares na rua e te "puxarem" para ires ver uma loja. Calma, eles estão a ganhar a vida, ninguém te quer fazer mal;
15 - Hey, lê a número 1 de novo; Estás de férias - Enjoy 
Espreita o nosso facebook - Ilha dos Deuses
wink emoticon